biopsias

 

Biopsia e diagnóstico de cancro da mama

A ideia de fazer uma biopsia pode ser assustadora, mas não entre em pânico – a maioria das biopsias não revela cancro. As biopsias geralmente não causam dor, uma vez que é utilizada anestesia local. Mesmo assim, pode ser bom levar um familiar ou um amigo consigo, desta forma sentir-se-á mais apoiada e podem ajudar no regresso a casa.

Na maioria dos casos um diagnóstico de cancro da mama pode ser afastado através da realização de uma mamografia, ecografia mamária ou ressonância magnética. No entanto e no caso de não ser possível poderá ser necessária a realização de uma biopsia. É pouco comum hoje em dia um cirurgião propor uma operação para diagnosticar um nódulo na mama ou uma mamografia com resultados anómalos. Se lhe for sugerido este cenário, é importante que perceba porquê e depois considerar pedir uma segunda opinião.

Uma biopsia é um procedimento onde é retirada uma amostra de células ou tecido da mama. Estas células ou tecido são posteriormente estudadas com o auxílio de um microscópio de forma a avaliar se são ou não cancro.Breast-Cancer

A regra com qualquer biopsia é que os três elementos utilizados para o diagnóstico de lesão benigna ou maligna sejam consistentes entre si. Por exemplo, se num exame clínico da mama a primeira suspeita for de fibroadenoma, se parecer um fibroadenoma na ecografia e se também parecer um quando for observado ao microscópio depois de uma biopsia por agulha, então o médico sentir-se-á seguro de que é de facto um fibrodenoma. Mas se um desses elementos for diferente, por exemplo se o médico suspeitar de um cancro, mesmo que a mamografia ou a biopsia não o confirmem, pode ser necessária uma biopsia adicional.

No caso de ser detetado cancro da mama, existe tratamento. Quando o cancro da mama é detetado cedo as hipóteses de sucesso são muito altas.

Tipos de biopsia - ler mais 

Resumo - FAQs sobre biopsias

Mais informações - Hospital S. João - fichas informativas 

 
Voltar
 
 
Aviso: A informação contida neste site é necessariamente de carácter geral e não constitui nem dispensa uma consulta médica apropriada.