tipos do cancro da mama

 
Há vários tipos de cancro da mama. É por isso muito importante que o seu médico realize um diagnóstico preciso anatomiapara que possam elaborar um plano de tratamento o mais adequado possível à sua situação.
  
Cancro da Mama Precoce
 
Cancro da mama precoce refere-se ao cancro que se localiza apenas na mama e/ou na sua periferia imediata (por exemplo nos nódulos linfáticos por baixo dos braços). O cancro da mama não se configura como uma doença só. Há vários tipos de cancro da mama, cada um dos quais pode ser detectado em diferentes etapas do seu desenvolvimento e cada um dos quais pode crescer a diferentes ritmos.
 
O cancro da mama que tem potencial para se espalhar a outras partes do corpo é descrito como cancro da mama invasivo. Não quer isto dizer que já se tenha espalhado a outras partes do corpo mas quer dizer que tem o potencial para o fazer. O tratamento tem por isso que ser orientado para reduzir a possibilidade de que isso aconteça.
  
Cancro da Mama Invasivo
 
O cancro da mama invasivo é um tipo de cancro da mama que se pode espalhar da mama para outras partes do seu corpo. Os diferentes tipos de cancro da mama invasivos são descritos de seguida.
 
Cancro da Mama Ductal Invasivo
 
A maior parte das pessoas com cancro da mama têm um carcinoma ductal invasivo ou também denominado “sem tipo específico”. Isto significa que as células cancerígenas se iniciaram nos ductos do leite, da mama, e desenvolveram a capacidade para se espalharem para o tecido circundante.
 
Cancro da Mama Lobular Invasivo
 
O carcinoma da mama lobular invasivo é menos frequente mas afecta ainda um número significativo de mulheres. Acontece quando as células cancerígenas que se formam nos lóbulos no fim dos ductos mamários se começam a espalhar para além dos lóbulos para o tecido vizinho.
 
Doença de Paget do Mamilo
 
A doença da mama, de Paget, é uma situação rara, frequentemente detectada por alterações no mamilo como uma erupção vermelha que pode dar comichão ou ser dolorosa. O mamilo também se pode inverter. Cerca de metade das mulheres com a doença de Paget também têm um nódulo debaixo do mamilo. As pessoas com este tipo de doença têm normalmente um cancro da mama invasivo ou cancro da mama pré-invasivo ou “in situ”.
 
Cancro Inflamatório da Mama
 
O cancro inflamatório da mama é assim denominado porque a pele da mama tem um aspecto avermelhado e pode apresentar-se quente e “mole” ao toque. Por vezes a pele aparece como a superfície da casca de uma laranja. O aspecto avermelhado deve-se ao facto das células cancerígenas estarem a bloquear uns pequenos canais no tecido mamário denominados por canais linfáticos.
 
O cancro inflamatório da mama é muito raro. É importante também recordar que os sintomas descritos do cancro inflamatório da mama são também sintomas frequentes de uma infecção mamária.
 
Cancro da Mama Medular
 
O cancro da mama medular é um tipo raro de cancro da mama que surge apenas em 5% do total de casos de cancro da mama. É um cancro invasivo pelo que tem a capacidade de se espalhar ao tecido vizinho e/ou a outras partes do corpo.
 
Cancro da Mama Mucinoso
 
O cancro da mama mucinoso (também denominado colóide), tem este nome porque, quando observado ao microscópio, parece que as células cancerígenas assentam em muco. Este tipo de cancro da mama representa menos de 2% do total de casos. É frequente verificar que o cancro da mama mucinoso aparece junto a outro tipo de cancro da mama como por exemplo o cancro da mama ductal invasivo.
 
Cancro da Mama Triplo Negativo
 
Este subtipo de cancro da mama é normalmente diagnosticado na ausência dos três “receptores”. Quer isto dizer, que este tipo de cancro é negativo ao receptor estrogénio, é negativo ao receptor progesterona e é negativo ao receptor HER2.
 
CDIS – Carcinoma Ductal “in situ”
 
Isto significa que as células cancerígenas estão localizadas dentro dos canais do leite mamário e ainda não adquiriram a capacidade para se espalharem para outros tecidos ou partes do corpo. Há vários graus de CDIS.
 
Tumor Filóide Maligno

Os tumores Filóides malignos são um tipo raro de cancro da mama e podem ser complexos e difíceis de diagnosticar. Uma vez confirmado o diagnóstico, as opções de tratamento são individualizadas. Um tumor Filóide é uma formação dura, habitualmente circunscrita, de tecido que pode aparecer em qualquer local da mama. Pensa-se que aparece naturalmente com as mudanças e envelhecimento da mama, mas uma vez formado, o tumor Filóide pode desenvolver-se de forma rápida e com grandes dimensões. Ler o artigo completo (pdf)

Segundo Diagnóstico Primário

Por vezes um segundo tumor pode desenvolver-se ou na mesma mama ou na outra mama. Quando os médicos realizam exames ao cancro, podem determinar se se trata de um novo cancro ou do reaparecimento do cancro anterior.
 
Um novo diagnóstico primário significa que este novo cancro não está relacionado com o anterior e por isso pode ter um tipo de comportamento diferente. Por exemplo, o primeiro cancro pode ter sido receptor positivo ao estrogénio enquanto o segundo pode não o ser. Ler o artigo completo (pdf)
 
 
Conteúdos cedidos pelo Breast Cancer Care
 
 
 
Voltar
 
 
Aviso: A informação contida neste site é necessariamente de carácter geral e não constitui nem dispensa uma consulta médica apropriada.