o que é o cancro da mama?

 
 laco grandeO cancro da mama é o tipo mais comum de cancro nas mulheres, em Portugal. Há mais de 5600 novos casos por ano no nosso país.
 
O cancro da mama começa quando uma única célula começa a dividir-se e a crescer de forma anormal. Tal como outras formas de cancro, o cancro da mama é um aglomerado de células originárias que, por razões ainda não completamente esclarecidas, deixaram de obedecer a certas "regras de comportamento", nomeadamente no que respeita ao seu crescimento saudável.

Quando penetram vasos linfáticos ou sanguíneos, podem entrar em circulação e irem "colonizar" órgãos, constituindo as metástases. As vezes, o tumor pode espalhar-se pelo organismo (metástases), tornando-se o seu combate bastante mais complexo.

Há vários tipos de cancro da mama, pode ser descoberto em diferentes fases do seu desenvolvimento e pode crescer a diferentes ritmos. Isto significa que cada caso terá um tratamento que será o mais adequado para cada um, ou seja as pessoas podem ser tratadas de formas diferentes. Melhores tratamentos significam que cada vez mais pessoas vivem vidas longas e saudáveis depois de terem tido cancro da mama.
 
Infelizmente ainda não sabemos a causa do cancro da mama. Por isso, ainda não temos prevenção primária. Tentamos minimizar os factores de risco conhecidos e tentamos detectar mais cedo (prevenção secundaria).  
 
Voltar
 
 
Aviso: A informação contida neste site é necessariamente de carácter geral e não constitui nem dispensa uma consulta médica apropriada.