rastreio do cancro da mama

screeningA detecção precoce consiste na detecção do cancro da mama em fase inicial, de pequeno tamanho, muito antes de ser palpável. A doença na sua fase inicial é localizada e o tratamento é mais conservador e menos invasivo.
 
A detecção precoce de um cancro da mama aliada a um tratamento adequado pode contribuir para reduzir a mortalidade pela doença. A mamografia é o método mais sensível para a detecção precoce do cancro e é o utilizado nos programas de rastreio.
 
 
 
Programa de Rastreio do Cancro da Mama em Portugal
O Programa de Rastreio do Cancro da Mama é um serviço de mamografias gratuitas organizado regionalmente em parceria com as ARSs. No norte, centro e sul do continente, a Liga Portuguesa Contra o Cancro é o parceiro operacional, e no Algarve o parceiro é a Associação Oncológica do Algarve. Nos Açores e na Madeira, os programas são da responsabilidade dos Governos Regionais. 
 
As mulheres entre os 45 (50 no Algarve) e os 69 anos de idade são convocadas de dois em dois anos para fazer mamografia.  (Nota:  todas as mulheres a partir de 25 anos devem participar no Programa de Rastreio do Cancro do Colo do Útero, e fazer o teste de cinco em cinco anos).
 
Actualmente cerca de 50% das mulheres em Portugal vivem em zonas onde há rastreio através do Programa de Rastreio de Cancro da Mama.
 
No rastreio o exame consiste na realização de mamografia (o exame realizado fora de um programa de rastreio é clínico/mamográfico e ecográfico). As mamografias são realizadas por especialistas em mamografia e quando existem alterações a utente é convocada para uma consulta (consulta de aferição) onde são realizados exames adicionais para um diagnóstico definitivo. Após cada consulta, algumas utentes necessitam de encaminhamento hospitalar e tratamento.
 
Saber mais:

- Região Centro:  Núcleo Regional do Centro - Departamento de Rastreio da Cancro da Mama: tel 239 487 495/6  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

- Região Sul:  tel 217 264 099   Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

- Região Algarve: tel 289 88 99 12   Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.   

- Região Autónoma dos Açores:  tel 295403570

- Região Autónoma da Madeira - Centro Coordenador do Rastreio | tel 291 200 370
 
Recebi a minha primeira carta para o Rastreio

As mulheres entre as 45 e as 69 anos de idade são convocadas/convidadas por carta, de dois em dois anos, para fazer o Rastreio do Cancro da Mama através de mamografia. Esta convocatória/convite é realizada através do Centro de Saúde onde se encontra registada e é enviada pelo parceiro operacional do Rastreio na região onde reside.
Esta carta informa onde está localizada a unidade de mamografia e em que data e horário deve comparecer e ainda dos documentos que deve levar consigo (Bilhete de Identidade e Cartão de Utente ou Cartão de Cidadão). O atendimento é efectuado por ordem de chegada para a hora marcada.

O que é o Programa de Rastreio do Cancro do Colo do Útero?

O Programa de Rastreio do Cancro do Colo do Útero é um serviço de testes gratuitos para examinar as células do colo do útero, para detectar precocemente alterações.  Este programa é também organizado regionalmente em parceria com as ARSs e já começou na região Norte. Todas as mulheres com idades compreendidas entre os 25 e os 60 anos deverão fazer o teste de cinco em cinco anos, se tiverem iniciado vida sexual.  Para mais informação e apoio, contacte o seu centro de saúde local.

 

 
Voltar
 
 
Aviso: A informação contida neste site é necessariamente de carácter geral e não constitui nem dispensa uma consulta médica apropriada.