tudo sobre soutiens


bras smallerA mama
A mama normalmente começa a desenvolver-se entre os 9 e os 11 anos, mas é bastante comum que possa acontecer antes ou depois destas idades. A mama desenvolve-se com ritmo diferente de pessoa para pessoa, por isso não se preocupe se as mamas das suas amigas forem maiores ou mais pequenas do que as suas.    Normalmente, a mama estará completamente desenvolvida aos 17 anos. A mama poderá s modificar-se ao longo da vida – com o período menstrual, se tiver filhos, com a idade e com a menopausa.
 
Tamanho e forma
- As mamas podem ter muitos tamanhos e formas – ninguém mais terá mamas exactamente iguais às suas.
- Os mamilos podem apontar para cima ou para baixo, serem claros ou escuros, grandes ou pequenos – e podem ser diferentes de uma mama para a outra
- Não há nada que possa fazer para que as suas mamas sejam maiores ou mais pequenas – cremes, medicamentos, massagens, exercícios, ou dormir de barriga para baixo – nada disso vai alterá-las.
 
 
 
 
Não se preocupe!
Todas estas coisas podem acontecer e não são motivos para preocupações!

- Uma mama maior do que a outra

- Um ou ambos os mamilos virados para dentro (invertidos)

- As mamas com caroços, moles ou duros

- Pelos que crescem à volta da aréola

- Caroços na aréola (a área mais escura à volta do mamilo)

- Mamas mais moles e doridas antes do período

- Estrias à medida que as suas mamas se desenvolvem e aumentam de tamanho

Tudo sobre sutiãs

- Usar sutiã suporta as mamas, que não têm músculo.

- Vai ter de experimentar muitos tipos de sutiãs para descobrir o que melhor se adequa a si.

- De desporto, rendados, almofadados, com aros – o que usa e quando só depende de si.

- A maior parte das pessoas não se preocupa com isso, mas não há problema de dormir com sutiã, se quiser – certifique-se de que é confortável.

- Quando pratica exercício, deve usar um sutiã de desporto que dê um bom suporte às mamas.

- Verifique de vez em quando se o seu sutiã ainda lhe serve e se se sente confortável com ele.

- Se o seu sutiã mostra sinais de uso e começa a rasgar, é altura de comprar outro.

Tire-o!
Um sutiã adequado deve fazer senti-la confortável, segura de si e com boa aparência. O seu sutiã não é bom para si, se:
·         Ficar com marcas ou linhas nos seus ombros, lados, costas ou mamas quando o tirar
·         As suas mamas ficam de fora na parte de cima, dos lados ou em baixo
·         A tira de trás fica acima das suas omoplatas
·         O centro do sutiã não está centrado com o seu corpo
·         A ponta lateral dos aros atinge as suas axilas
·         O aro não encaixa bem no seu corpo
·         As copas do seu sutiã parecem enrugadas
·         As tiras do seu sutiã estão sempre a escorregar dos ombros.
 
Não acredite nisso! Nenhuma destas coisas lhe provocará cancro da mama:
·         Usar um desodorizante ou antitranspirante
·         Usar sutiã com aros
·         Magoar-se no peito
·         Fazer um piercing no mamilo.
 
Para que servem os sutiãs
A principal razão para se usar um sutiã é para dar suporte às mamas. As mamas são fundamentalmente constituídos por tecido gordo e não contêm nenhum músculo. São suportados naturalmente pelos ligamentos e músculos que ficam por detrás, mas usar um sutiã ajuda a dar mais apoio e uma forma definida à mama. À medida que ficamos mais velhas usar um sutiã impede as mamas de parecerem descaídas.
É uma opção pessoal usar sutiã ou não quando as mamas se estão em crescimento. Talvez seja boa ideia usar sutiã quando praticamos exercício ou desporto. A maior parte das pessoas não usa sutiã de noite mas, se o fizer, não faz mal, nem vai impedir as mamas decrescerem.
 
Sutiãs de diferentes tamanhos
Assim como existem mamas de vários tamanhos, também há sutiãs diferentes. Os sutiãs podem ter tamanhos variáveis de costas e de copas, desde o número 28 ao 46, AA ao JJ. O tamanho das costas é como o sutiã assenta à sua volta e o tamanho de copa é o tamanho da copa que segura a mama. A maior parte dos sutiãs também tem tiras que podem ser ajustadas para maior conforto.
 
Comprar um sutiã
Há muitas lojas que vendem sutiãs, por isso há muito por onde escolher ao comprar-se um sutiã. Se está a escolher um sutiã pela primeira vez ou se quer ver o que há disponível, o melhor será ir a uma loja especializada para ver muitos estilos e tamanhos de sutiãs.
 
Muitas lojas especializadas têm profissionais experientes que a ajudarão a escolher o sutiã mais adequado para si. Um profissional especializado normalmente tira as suas medidas sobre a roupa, de forma a ter uma ideia melhor da sua medida de costas e copa. Isto serve meramente de guia, já que os sutiãs variam de tamanho conforme as marcas e estilos. Para que possa encontrar o sutiã certo, terá de experimentar muitos tipos de sutiãs para decidir qual é o mais confortável em tamanho e estilo.
 
Como encontrar um sutiã apropriado
Tal como quando vai comprar sapatos, deve experimentar um sutiã antes de o comprar, para ver se lhe fica bem ou não. Como os tamanhos de sutiãs variam muito conforme o estilo, marca de material, talvez tenha de experimentar bastantes antes de encontrar o mais apropriado.
Um sutiã é o mais adequado quando:
·         Não fica muito apertado nem solto
·         As mamas enchem a copa do sutiã sem ficarem de fora na parte de cima, dos lados ou em baixo
·         A tira de trás não deixa marca na pele
·         As tiras dos ombros não suportam a totalidade do peso das mamas, ficam no lugar quando levanta os braços acima da cabeça e ajustam-se bem ao corpo sem deixarem marcas na pele.
·         A tira à volta das costas e a banda da frente ficam juntas ao corpo e estão ao mesmo nível tanto atrás como à frente
·         Com um sutiã de arame, o arame fica justo ao corpo e apoia a parte inferior e lateral das mamas sem se enterrar na pele ou deixar folgas.
 
Se um sutiã não der uma sensação de conforto, o melhor será experimentar outro. Experimente diferentes marcas e tamanhos – só porque um sutiã serve num determinado estilo, não quer dizer que sirva noutro.
Usar sutiã pode dar-lhe uma sensação estranha a princípio mas, se lhe servir bem, deixará de o sentir passado pouco tempo. Sempre que escolher um sutiã, seja de que estilo for, certifique-se de que escolhe algo confortável – um sutiã que lhe fique apertado ou lhe faça comichão vai dar uma sensação de desconforto ao fim do dia.
 
Quando comprar um sutiã novo
As suas mamas estão sempre a mudar enquanto crescem, e mesmo quando estão completamente desenvolvidas também poderão mudar – e consequentemente também o tamanho do sutiã. Se um sutiã não lhe servir como antes – talvez por ter aumentado ou diminuído de peso ou se o sutiã está ligeiramente mais gasto – provavelmente chegou a hora de ir comprar um novo.
Não se esqueça de que experimentar um sutiã é a melhor maneira de descobrir se lhe fica bem.
 
Escolher e comprar o tamanho certo
Escolher e usar o sutiã de tamanho certo é importante para que as mamas tenham um bom suporte à medida que nos desenvolvemos e passamos por mudanças tais como ter filhos ou ficarmos mais velhas.
Um sutiã que não seja o adequado pode causar tensão nos ombros, pescoço e costas, peitos descaídos, assim como protuberâncias desconfortáveis à volta das mamas e parte superior dos braços.
 
'Eu tenho vindo a usar o sutiã de tamanho errado desde que o meu filho tinha quatro anos e nunca me tinha apercebido.'  Maria
 
Um sutiã que melhor se adeqúe vai depender do estilo, fabricante e tecido, por isso o melhor será preparar-se para experimentar vários antes de comprar. Experimente antes de comprar. Se vai comprar o seu primeiro sutiã ou o tamanho das suas mamas mudou, pode valer a pena visitar uma loja especializada e pedir aconselhamento a um profissional com experiência para que a ajude a encontrar o sutiã mais confortável para si.
Alguns profissionais experientes medem e usam uma fórmula para encontrar o tamanho certo de sutiã. Isto é importante como guia, mas encontrar o sutiã adequado envolve experimentar vários tamanhos e sentir com as suas próprias mãos para se certificar se o arame, tiras e banda inferior se ajustam perfeitamente a si.
 
Atenção ao seguinte quando estiver a experimentar um sutiã:
·         Tiras dos ombros devem ajustar-se perfeitamente ao corpo sem deixarem marcas. Devem elevar as mamas para que assentem na caixa torácica e se mantenham no sítio quando levantar os braços acima da cabeça
·         Copas devem ficar preenchidas pelas mamas sem nenhuma área de tecido solta, ou nenhuma parte da mama ficar de fora na parte de cima ou de baixo, e devem ter tecido suficiente para cobrir os lados.
·         Arames devem assentar bem no peito e apoiar a parte de baixo e de lado da mama sem se enterrar na pele ou deixar folgas
·         Bandas da frente e de trás devem assentar bem junto ao corpo e estar ao mesmo nível à frente e atrás.
Os sutiãs raramente duram mais do que alguns meses, principalmente se os lava regularmente numa máquina de lavar roupa. Lavar à mão pode prolongar a sua duração, assim como ajudar a manter a sua cor e forma.
 
Prepare-se para substituir o seu sutiã várias vezes ao ano e meça sempre novamente depois de ter filhos, perder ou ganhar peso, e a seguir à menopausa. Desta forma, pode ter a certeza de que as suas mamas terão sempre um bom suporte.

Conteúdos cedidos pelo Breast Cancer Care 

 
Voltar
 
 
Aviso: A informação contida neste site é necessariamente de carácter geral e não constitui nem dispensa uma consulta médica apropriada.