próteses

breast prostheticPróteses Mamárias Externas 
 
Uma prótese mamária externa é uma mama artificial que encaixa num sutiã a fim de substituir todo ou parte da mama que foi retirada. A maior parte das próteses mamárias é feita de gel de silicone envolvido numa película fina, moldado para ter a forma natural de uma mama feminina ou parte dela. A parte externa é suave ao toque, e poderá incluir o desenho de um mamilo. A superfície que fica junto à pele varia, e poderá escolher aquela com que se sinta mais confortável.
 
Primeiras semanas após a cirurgia
 
O seu peito poderá ficar mais sensível após a cirurgia mamária ou radioterapia, e poderá ser-lhe desconfortável usar uma prótese de silicone enquanto não estiver bem cicatrizado – cerca de seis a oito semanas.
Durante este período de tempo, ser-lhe-á fornecida uma prótese leve e coberta por um tecido, conhecida como almofadinha.A almofadinha tem a tendência a deslocar-se para cima, por ser tão leve. Ficará com melhor aspecto se ajustar o almofadado e coser ou pregar a almofadinha ao fundo da copa do seu sutiã.
Se desejar ou escolher usar um sutiã com a sua almofadinha, experimente um que seja suave e elástico e não tenha arames. Pode ser um que você já tenha em casa. Deverá ser um sutiã fácil de colocar porque o seu ombro poderá estar rígido inicialmente.
 
Quando o seu peito tiver cicatrizado, certifique-se de que encontra um sutiã bem ajustado e com bom suporte antes de ter a sua prótese permanente. Isto para que a sua prótese condiga, em tamanho e forma, com o seu peito natural, e se mantenha confortavelmente e em segurança no lugar.
 
Como encontrar um sutiã adequado
 
Encontrar um sutiã adequado é muito importante. Se vai comprar o sutiã numa loja não especializada, tente ir numa altura em que lá esteja um funcionário experiente no assunto, marcando a visita antecipadamente por telefone. Ler artigo completo (pdf)

Como escolher a sua prótese

No caso de ter sido operada num Hospital do SNS, a consulta poderá ocorrer antes mesmo de sair do hospital. Habitualmente esta consulta é feita por uma enfermeira especializada. Poderá ser-lhe útil ver algumas próteses antes da consulta, ou mesmo antes da operação, para ter uma ideia do que deve esperar.
Após a prova, terá que aguardar até que a sua prótese esteja disponível e que lha possam entregar. Nem todas as doentes mastectomizadas têm direito a próteses no SNS. Informe-se no seu Hospital ou com a enfermeira para saber se tem direito. Muitos subsistemas de saúde comparticipam a aquisição de prótese e de sutiãs para mastectomizadas. No entanto se desejar uma prótese diferente, que só viu nos catálogos é provável que a tenha que pagar, pelo menos parcialmente. Ler artigo completo (pdf)
 
Vestuário
Veja aqui sugestões e indicações úteis. Ler artigo completo (pdf)
 
Como substituir a sua prótese
 
Novos tipos de próteses estão sempre a surgir no mercado. O SNS substitui a prótese de acordo com o intervalo que é acordado para o seu Hospital. Se a prótese se estragar antes do período previsto ou deixar de ser adequada para si, mesmo estando ainda em boas condições, como no caso de mudanças de peso ou estrutura corporal, ou de estilo de vida (por exemplo, se está mais activa), deverá falar com a enfermeira que muito provavelmente contactará a assistente social para que se tente lidar com esta situação sem custos para si.
Estão sempre a surgir novos tipos de próteses no mercado, pelo que é aconselhável, quando precisar de substituir a sua prótese, fazer uma reavaliação, das disponibilidades mais do que simplesmente substituir a sua.

Próteses estragadas
 
Se a sua prótese não está em condições devido a erros de fabrico, deverá fazer uma nova avaliação e ser-lhe-á oferecida uma nova prótese sem mais gastos. Se a prótese estiver danificada por não ter seguido as instruções de manutenção, ou se foi furada, poderá ser-lhe cobrada a prótese de substituição. Se a prótese for furada, o gel que se encontra no seu interior ficará exposto, embora não saia. Pode repará-la temporariamente com um penso à prova de água.

Fatos de banho

Há lojas não especializadas que vendem fatos de banho adequados, incluindo fatos de banho de uma só peça, e de duas peças, como os biquínis e os tanquinis (um tanquini é um fato de banho de duas peças com a parte de cima que se estende mais para baixo do que a de um biquíni.) Ler artigo completo (pdf)

Viajar de avião com a sua prótese mamária

Vai viajar de avião? Aqui deixamos alguns conselhos sobre como cuidar da sua prótese em viagens aéreas, e também como evitar embaraços na segurança do aeroporto. Ler artigo completo (pdf)

Conteúdos cedidos pelo Breast Cancer Care

 

 
Voltar
 
 
Aviso: A informação contida neste site é necessariamente de carácter geral e não constitui nem dispensa uma consulta médica apropriada.