terapêutica dirigida

Esta é a designação de um grupo de medicamentos que bloqueiam o crescimento e a propagação do cancro, ao interferir com a biologia das células cancerígenas. Dirige-se a processos específicos das células que provocam o crescimento do cancro. Por exemplo, alguns impedem um grupo de proteínas, chamadas factores de crescimento, que, de outro modo, se ligariam a células cancerígenas, e as ajudariam a crescer mais rapidamente e a prolongar a sua vida.
 
Ao actuar nas formas específicas do desenvolvimento das células cancerígenas, os tratamentos dirigidos poderão ser mais eficazes e menos prejudiciais para as células normais do que outros tratamentos do cancro. Actualmente, a terapêutica dirigida mais conhecida é o Herceptin (trastuzumab). No entanto, estão a decorrer outros estudos clínicos, pelo que é possível que futuramente, outros tratamentos deste tipo passem a estar amplamente disponíveis para o cancro da mama primário, secundário e localmente avançado. 
 
herceptinHerceptin
 
O Herceptin é um medicamento que melhora a forma como o corpo combate as células de um tipo específico de cancro da mama. Pertence a um grupo de medicamentos chamados anticorpos monoclonais. Ler o artigo completo (pdf)

Tratamento com Herceptin Ler o artigo completo (pdf)

Avastin
 
Já poderá ter ouvido falar do medicamento Avastin que pode ser usado no tratamento do cancro secundário da mama (cancro da mama que se propagou para outras partes do corpo).O uso do Avastin, no entanto, não é consensual. Deve esclarecer qualquer dúvida com o seu médico oncologista. Ler o artigo completo (pdf)
 
Lapatinib
 
O Lapatinib (também conhecido como Tyverb) é uma terapia dirigida e um dos membros de um grupo de medicamentos para o cancro chamados inibidores de tirosina quinase. Ler o artigo completo (pdf)
 
Conteúdos cedidos pelo Breast Cancer Care
 
Voltar
 
 
Aviso: A informação contida neste site é necessariamente de carácter geral e não constitui nem dispensa uma consulta médica apropriada.