alimentação

alimentacao resizeDieta - comer para ter saúde
 
Se tem cancro de mama, desfrutar de uma dieta equilibrada e nutritiva é especialmente importante.
Existem muitas teorias contrárias sobre a relação da dieta e nutrição com o cancro de mama, o que pode gerar confusão. Se gostaria de procurar ajuda especializada, fale com o seu médico, nutricionista ou oncologista. A maioria dos especialistas concorda que uma dieta saudável, equilibrada e variada, fornece todos os nutrientes necessários.
 
Para se manter saudável é importante:
  • - Apreciar a sua comida
  • - Comer uma diferente variedade de alimentos
  • - Comer a quantidade certa para ter um peso saudável
  • - Evitar comer alimentos gordurosos em demasia
  • - Comer muitos alimentos ricos em amido e fibras
  • - Comer muita fruta e legumes
  • - Evitar comer em demasia alimentos e bebidos açucarados
  • - Evitar o álcool ou beber com moderação
Todos os alimentos podem ser incluídos numa dieta saudável desde que obtenha o equilíbrio certo.
 
A dieta deve consistir maioritariamente em frutas e legumes frescos e alimentos ricos em hidratos de carbono, de preferência integrais, como os seguintes:
  • - Pão
  • - Arroz
  • - Massas
  • - Batata
Uma pequena parte da sua dieta deve consistir de proteínas, tais como:
  • - Carne
  • - Peixe
  • - Leguminosas (feijão, grão, lentilhas, etc.)
  • - Produtos lácteos ou alternativas.
Os alimentos que contêm gordura e açúcares deve ser limitados uma vez que estes são ricos em calorias e, geralmente, também em colesterol.
 
 Segundo alguns estudos 1,2sobre nutrição e a prevenção primária do cancro da mamã, é aconselhado reduzir o consumo de carnes vermelhas, gorduras animais e álcool e aumentar o consumo de vegetais, fruta, fibra e fitoestrogénios. Existe também uma ligação entre o consumo de soja e isoflavonas e o baixo risco de desenvolver cancro da mamã em mulheres menopáusicas. A redução da ingestão de álcool deve ser principalmente seguida por adolescentes que tenham o tecido mamário particularmente vulnerável.

Alimentos como pão de centeio, sementes de lino/linhaça, couves e bagas como framboesas, mirtilos e amoras, têm substâncias protetoras contra o contra da mamã.

1 Hanf V, Gonder U. Nutrition and primary prevention of breast cancer: food, nutrients and breast cancer risk. European Journal of Obstetrics & Gynecology and Reproductive Biology 2005; 123: 139-149.

Wada K, et al. Soy isoflavone intake and breast cancer risk in Japan: From the takayama study. International Journal of Cancer 2013.

 
 
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