mulheres jovens

young cancer patient rsO cancro da mama não é muito comum em mulheres jovens (mulheres que ainda não atingiram a idade da menopausa). A grande maioria dos casos de cancro da mama (cerca de 80%) ocorre em mulheres com idade superior a 50 anos de idade.
 
Ser diagnosticada com cancro numa idade jovem é uma experiência marcante, que pode implicar fazer escolhas sobre o seu futuro mais cedo do que esperava. Sendo uma mulher jovem com cancro da mama pode encontra-se a si própria a enfrentar uma série de questões e preocupações que são diferentes daquelas vividas por uma mulher mais velha.

 
Menopausa precoce e fertilidade
O principal objectivo do seu oncologista (especialista em cancro da mama) é tratar o seu cancro da mama com o menor número possível de efeitos secundários. No entanto, alguns dos tratamentos adequados para tratar a sua doença, podem ter algum impacto na sua fertilidade.
Alguns tipos de quimioterapia e terapêuticas hormonais usadas no tratamento do cancro da mama podem fazer surgir precocemente a menopausa e causar infertilidade temporária ou permanente. O seu oncologista falará consigo sobre cada uma das opções de tratamento e sobre a forma como a sua fertilidade poderá ser afectada.
O risco de infertilidade está relacionado com a sua idade e com o tipo de tratamento que lhe é administrado. Se a sua fertilidade for especialmente importante para si, é essencial que fale com o seu oncologista antes de iniciar a quimioterapia ou os tratamentos hormonais. Ser jovem e apresentar sintomas de menopausa precoce devido ao tratamento para o cancro da mama pode originar sintomas de menopausa mais intensos do que se estivesse a passar pelo processo natural.
 
O Centro de Preservação da Fertilidade

O Centro de Preservação da Fertilidade do Serviço de Reprodução Humana do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, o único centro público do país, iniciou a sua atividade em Junho de 2010 e tem disponibilizado, desde então, aconselhamento reprodutivo a doentes de várias instituições do país que prestam cuidados oncológicos. 

Saiba mais: http://www.centropreservacaofertilidade.pt/

Contracepção
Qualquer que seja o estadio do tratamento em que se encontre é importante que use contracepção. Regra geral, não se aconselha o uso de contraceptivo à base de hormonas como a pílula. Isto implica a utilização de um método-barreira como, por exemplo, um preservativo masculino ou feminino. Mesmo apesar de poder não ter menstruações, tal não significa obrigatoriamente que não possa engravidar. 
 
Isolamento
A partilha de experiências com outras mulheres jovens, que se encontrem numa situação semelhante, pode ajudar a que se sinta menos isolada e encorajá-la a falar sobre o que está a sentir. Há muitas formas diferentes de obter este tipo de apoio e terá de encontrar aquela que mais se adequa ao seu caso.
 
Apoio profissional
Se preferir, pode falar com alguém especialmente treinado a ajudar pessoas a lidar com os seus problemas emocionais. O seu enfermeiro poderá, uma vez mais, aconselhá-la sobre os apoios disponíveis na sua área. 

Gravidez

Caso desenvolva cancro da mama durante a gravidez, o seu tratamento dependerá do tipo e da extensão do seu cancro e da fase da gravidez em que é feito o diagnóstico. A equipa de tratamento incluirá o seu obstetra e um especialista em cancro da mama. 

O diagnóstico pode afectar a forma como se sente acerca da gravidez e do nascimento do seu bebé. O diagnóstico de cancro da mama durante a gravidez ou após o nascimento pode ser particularmente perturbador e originar um misto de emoções numa situação em que, normalmente, deveria sentir-se feliz com a sua gravidez e o nascimento do seu bebé.

O ter de lidar com o tratamento também pode fazê-la sentir que não está tão envolvida no primeiro ano de vida do seu bebé como desejaria. É possível administrar um tratamento eficaz contra o cancro da mama durante a gravidez sem que tal afecte o bebé. Dependendo do trimestre (fase), algumas mulheres podem ser aconselhadas a, ou decidirem, interromper a gravidez para poderem receber determinado tipo de tratamentos. As decisões relacionadas com o tratamento são tomadas em conjunto por si, pelo seu parceiro (caso tenha um) e por uma equipa de especialistas.
 
Conteúdos cedidos pelo Breast Cancer Care
 
Padrões de cuidados para mulheres mais jovens
A Laço apresenta os padrões de cuidados para mulheres jovens, com o objectivo de garantir que as suas necessidades especiais não serão descuradas durante o tratamento. Estes padrões fornecem informações sobre assuntos importantes sobre os quais as mulheres jovens podem querer falar com os profissionais de saúde envolvidos no tratamento e cuidados gerais do cancro da mama. Também aconselham sobre o tipo de informação e apoio a que as mulheres jovens com cancro da mama devem ter acesso. Ler artigo completo (pdf)

Blogs pessoais: http://www.laco.pt/cancro-mama/links/blogs-pessoais

Mais sobre sexualidade: Portal da Saúde Sexual e Reprodutiva

Mais sobre sexualidade e contracepção em inglês: Bedsider

Rethink Breast Cancer: Young Women's Breast Cancer Movement 

 

 
Voltar
 
 
Aviso: A informação contida neste site é necessariamente de carácter geral e não constitui nem dispensa uma consulta médica apropriada.