ensaios clínicos - cancro metastático

ensiaosOs ensaios clínicos são estudos de investigação que analisam aspectos diferentes dos cuidados dos doentes. Fazem parte da rotina de trabalho e estudo dos grandes centros especializados no tratamento do cancro da mama.

Um ensaio clínico é a única forma de saber se um tratamento novo ou uma combinação de tratamentos são melhores do que os melhores tratamentos disponíveis no momento e regularmente usados.

Novos tratamentos ou diferentes combinações de tratamentos são constantemente testados, de forma a melhorar o tratamento para o cancro da mama. Cada ensaio tem directrizes bastante estritas quer relativamente à hipótese que pretende testar quer às pessoas que podem entrar no estudo.

Se estiver interessado/a em fazer parte de um ensaio clínico, é importante que fale com o seu médico especialista, pois é ele que melhor conhece a sua história clínica e saberá se o seu caso se adequa a algum ensaio clínico em curso.
Há muitos factores contra e a favor de se fazer parte de um ensaio clínico e é importante que tenha tempo para considerá-los e discuti-los plenamente com o seu médico.

A Sociedade Portuguesa de Oncologia criou uma área no site deles dedicada a investigação clínica em Portugal. Os objectivos são de facilitar a referenciação dos doentes e melhorar a rapidez e a acessibilidade dos doentes aos ensaios clínicos disponíveis no nosso pais. http://www.sponcologia.pt/pt/ensaios-clinicos/mama/

Como são testados os medicamentos

Cada novo medicamento é rigorosamente testado antes de poder ser experimentado em pacientes. Primeiramente é testado em laboratório. Se parecer promissor, terá que passar por três fases de testes em doentes em ensaios clínicos, para que possa ser usado para tratar regularmente outros doentes.

Por vezes, as histórias nos meios de comunicação descrevem um novo medicamento como sendo um “grande avanço científico” quando ainda se encontra num estágio inicial de testes e à distância de muitos anos antes de poder fazer parte dos tratamentos regulares para a doença em causa.

Conteúdos cedidos pelo Breast Cancer Care

 
Voltar
 
 
Aviso: A informação contida neste site é necessariamente de carácter geral e não constitui nem dispensa uma consulta médica apropriada.